sexta-feira, 27 de março de 2009

• Professor Antônio Gondim Lins ‘Uma Vida Dedicada ao Trabalho e à Cultura’

· A E.E.E.M. Antonio Gondim Lins situada na Cidade Nova 6 SN 21 município de Ananindeua–Pará, foi inaugurada em março de 1983 no governo do Presidente da República João Batista de Oliveira Figueiredo, sendo Governador do Estado do Pará Alacid da Silva Nunes. O primeiro nome da escola foi E.E. de 2° Grau Prof° Antonio Gondim Lins, o diretor da escola nessa época foi o Prof° Licurgo Margalho Santiago, logo depois em 09/05/83 assumiu a direção da escola a Profª Maria Fabiana Tome de Brito com a Profª Maria Francisca Guadalupe Amador da Silva sendo a 1ª Secretária da escola.
A escola passou a funcionar com 15 salas de aula, oferecendo Cursos de habilitação do Magistério da Saúde nos turnos da manhã, tarde e noite.

· Professor Antônio Gondim Lins ‘Uma Vida Dedicada ao Trabalho e à Cultura’.

A Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antônio Gondim Lins tem como patrono o ilustre professor ANTÔNIO GONDIM LINS, nascido no dia 19 de Abril de 1894, em Sobral, no Estado do Ceará, filho de Jesuíno de Albuquerque Lins e Maria de Nazareth Gondim Lins, membro de tradicionais famílias sobralenses.
Estudou o curso primário com o professor Joaquim de Andrade e o curso secundário no Seminário de Fortaleza. Após a conclusão dos referidos curso transferiu-se para Belém do Pará, onde dedicou-se ao magistério e constituiu família fazendo desta terra sua segunda terra natal. Homem de grande cultura, dedicando-se com maior entusiasmo ao Latim e ao Português. Por muitos anos trabalhou nos seguintes colégios: Progresso, Moderno, Nazaré e Salesiano Nossa Senhora do Carmo, sempre distinguido com homenagens especiais. Manteve, também, por algum tempo, cursos, hoje denominados de “Supletivos” e por fim, dedicou-se com exclusividade aos, hoje denominados, Colégio “Paes de Carvalho” e Instituto de Educação do Pará. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará tendo participado, inclusive de sua diretoria.
Em 15 de Dezembro de 1939, foi nomeado para exercer o cargo de segundo suplente de Juiz Criminal da Comarca da Capital, no biênio de1939 a 1941. Amante das letras, dedicava seu tempo de lazer compondo poesias, muitas das quais dedicava a seus amores, sendo algumas publicadas no jornal Folha do Norte. Faleceu em 20 de março de 1965 com a idade de 71 anos, em Belém, cercado do carinho e conforto de sua família, a quem dedicou sua vida, e das atenções de todos os seus amigos.
A Escola Professor Antonio Gondim Lins, foi inaugurada a 13 de março de 1983 e a aula inaugural aconteceu no dia 15 de março. Ela está localizada na rua SN 21 entre as travessas WE 65 e WE 68, no conjunto Cidade Nova 6 no Município de Ananindeua. Atualmente, são ministrados, nesta unidade escolar, os cursos de Ensino Médio, mas no início de seu funcionamento possuía Habilitação em Saúde e Magistério. No último dia 13 de março, nossa escola completou 26 anos de funcionamento dedicados a educação. Desejamos continuar contribuindo, não só para o desenvolvimento intelectual e profissional de nossos alunos, mas principalmente para a formação de cidadãos conscientes de sua atuação nesta sociedade: lição deixada pelo Professor Antônio Gondim Lins e seguida pelos profissionais da educação que fazem da educação parte desta “Grande Família”.

Escola de Portas abertas