terça-feira, 14 de abril de 2009

Programa Escola de Portas Abertas

O Programa Escola de Portas Abertas visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e exercício efetivo da cidadania da comunidade intra e extra-escolar, através de atividades de educação, lazer, cultura, esporte, educação ambiental, saúde, educação para o trabalho, direitos humanos e diversidade, ética e cidadania. O Programa Estadual Escola de Portas Abertas inspira-se e tem como parceiro o Programa do Governo Federal Escola Aberta SECAD/MEC. O Escola de Portas Abertas propõe uma mudança de sentido na vida escolar da rede pública estadual. A escola dinamizará sua função, nos finais de semana, criando espaços para a comunidade participar de processos de socialização sociocultural, utilizando a infra-estrutura física, os recursos tecnológicos e bibliográficos existentes, mobilizando pessoal qualificado e com compromisso social, por meio dos profissionais da educação e outras áreas, voluntariado e parcerias com demais órgãos governamentais, judiciários e legislativos e com os diversos segmentos da sociedade civil, com associações de bairro, empresas, sindicatos, cooperativas e universidades, unidos em promover o sucesso escolar, inclusão social e cidadania efetiva de crianças, jovens, adultos e idosos.
Para o sucesso desse Programa a escola ampliará sua função, criando espaços para a comunidade, fortalecendo o Conselho Escolar em uma gestão democrática participativa, utilizando a infra-estrutura física, os recursos tecnológicos e bibliográficos existentes, mobilizando o pessoal qualificado por meio dos profissionais da educação, de voluntariado e de parcerias.
A articulação e a participação da comunidade serão de fundamental importância para o desenvolvimento de diversas atividades nos finais de semana, feriados e férias escolares, criando uma base objetiva de respeito pedagógico indispensável ao conhecimento, cultura e vida que as pessoas envolvidas têm no seu cotidiano, ponto de partida de qualquer intervenção educativa. Com isso, se garantem o atendimento aos interesses, necessidades concretas e as motivações dos participantes para a formação humana no espaço escolar, porque impulsiona cada participante no avanço do conhecimento, da convivência e do sentido da existência humana para o exercício da cidadania.

Portas Abertas no ‘Gondim Lins’
É um projeto que abre as portas aos finais de semana para a comunidade em geral.
É coordenado pelo professor Waldir Araújo e realiza várias oficinas visando a inclusão social. É um projeto da secretaria da educação.
Oficinas ofertadas: flauta doce, bijuterias, karatê, capoeira, dança, teatro de boneco, iniciação teatral, origami e violão.
Informações: procure o professor: Waldir Araújo ou alunos bolsistas: Manhã 101( Ana Paula), 107(Diego e Tiare). Tarde 203(Ramon), 204(Natasha). Aluno Argonauta:Manhã 206(Breno Wendell), Tarde(Rodrigo Garcia), Noite 103(Francisco José).

Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antonio Gondim Lins


Osmarina Bastos de Deus, atualmente ocupa o cargo de Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antonio Gondim Lins. É Pedagoga com habilitação em Administração Escolar, especialista em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Iniciou suas atividades nesta instituição escolar como vice-diretora em 1999 e 2000. Em 2001 foi eleita democraticamente como diretora via eleição direta pela comunidade escolar, o que demonstra sua opção em assumir a eleição direta como ferramenta de construção de uma cidadania participativa

segunda-feira, 13 de abril de 2009

COMUNICADO

No próximo dia 22/04/09 no horário de 10h ás 12h O projeto Amigos da Biblioteca estará promovendo um momento de leitura na escola : Teremos leitura embaixo das árvores, nas salas de aula e na biblioteca. Uma homenagem ao Dia Nacional do Livro (18/04), também teremos leitura das obras de Monteiro Lobato.

Atenção: estão abertas as inscrições para a carteirinha dos leitores da biblioteca.

Documentos Necessários:

Aluno: 2 fotos 3x4
comprovante de residência.
Professores e Funcionários: 2 fotos 3x4
Contra cheque
Comprovante de residência
Encerramento das inscrições: 10/09/09.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Biblioteca Escolar ‘Chico Mendes’

A biblioteca Chico Mendes, da EEEM Antônio Gondim Lins, apresenta um acervo de 6000 volumes, com uma pequena seção em Braile; 2050 periódicos, revistas de educação, jornais, etc. A bibliotecária, Profª Maria Fortunata de Melo Rabelo(foto), nos conta que nesse espaço educacional são desenvolvidos dois projetos. São eles: Projeto Amigos da Biblioteca, criado em parceria com os professores* de Língua Portuguesa e Artes, Alunos e a Comunidade.
Criado e coordenado pela Profª Maria Fortunata de Melo Rabelo, o projeto tem como objetivo despertar e gosto pela leitura na escola, família e comunidade, apresentando os seguintes eventos:
a) A biblioteca vai à praça;
b) A biblioteca vai à escola;
c) A biblioteca vai à comunidade.
As escolas são contatadas por ofício e efetivado o evento, o acervo é selecionado e transportado ao local escolhido, onde atividades são desenvolvidas, tais como: -Mural Informativo,- Leitura Llivre, -Declamação de Poesias, -Teatro de fantoches, -Contação de Histórias, -Divulgação de obras literárias pelos amigos da biblioteca, -Encontro com Escritores Paraenses, - Brincadeiras e Distribuição de Brindes.
Com o Projeto Amigos da Biblioteca a escola foi reconhecida com o selo Escola Solidária 2007, por estar comprometida com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e cidadania.
Projeto Feira do Livro (USE 15)
É um projeto de iniciativa da Escola Antônio Gondim Lins sob a coordenação da bibliotecária e de alguns professores que fazem parte da USE 15. O objetivo é despertar o gosto pela leitura, principalmente pelos Autores Paraenses, valorizando a nossa cultura. Apresentando o resultado dessas releituras, através do teatro, da dança, da música, da prosa, da poesia e de livros artesanais.
Primeira Feira (2004). Contamos com a participação dos Autores Paraenses: Heliana Barriga,
Andersen Medeiros e Salomão Laredo.
Segunda Feira (2005), com a participação de apenas duas escolas da rede.
Terceira Feira (2006) com a participação dos Autores Paraenses: Luis Alho, Lairson Costa, Simone Mota, Jabutigão, Ronaldo Franco e Walci Cardeal. .
Quarta Feira (2007) com Luis Alho e Jabutigão.
Quinta Feira (2008) com: José Arteiro.

* Profª Socorro Jardim(LP); Profª Nely Jardim(LP), Profº Waldir Lisboa(LP); Profª Rosilene(LP); Profª Ana Francisca(LP); Profº Favacho(LP); Profº Edson (Artes); Profº Felipe (Ed. Física); Profª Vanessa Jardim(LP) da Comunidade

Escola de Portas abertas