sexta-feira, 19 de novembro de 2010

20 de Novembro.

Amanhã é um dia especial, pois se reflete um dia de luta contra o racismo, a exclusão social, a pobreza, contra todo tipo de discriminação. Pense Nisso!

Dia da Consciencia Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Um comentário:

  1. Olá, estou divulgando as ações iniciais do NAAHS, vc poderia postar neste espaço, para divulgar que as vagas são gratuitas para alunos de sua escola e da rede? Estamos selecionando talentos diversos para participar das nossas oficinas... segue o link da postagem do nosso blog.
    http://naahsparaense.blogspot.com/2011/04/despertando-talentos.html
    O NAAHS Pa agradece a colaboração!
    Prof. Rozy

    ResponderExcluir

Escola de Portas abertas