terça-feira, 14 de abril de 2009

Programa Escola de Portas Abertas

O Programa Escola de Portas Abertas visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e exercício efetivo da cidadania da comunidade intra e extra-escolar, através de atividades de educação, lazer, cultura, esporte, educação ambiental, saúde, educação para o trabalho, direitos humanos e diversidade, ética e cidadania. O Programa Estadual Escola de Portas Abertas inspira-se e tem como parceiro o Programa do Governo Federal Escola Aberta SECAD/MEC. O Escola de Portas Abertas propõe uma mudança de sentido na vida escolar da rede pública estadual. A escola dinamizará sua função, nos finais de semana, criando espaços para a comunidade participar de processos de socialização sociocultural, utilizando a infra-estrutura física, os recursos tecnológicos e bibliográficos existentes, mobilizando pessoal qualificado e com compromisso social, por meio dos profissionais da educação e outras áreas, voluntariado e parcerias com demais órgãos governamentais, judiciários e legislativos e com os diversos segmentos da sociedade civil, com associações de bairro, empresas, sindicatos, cooperativas e universidades, unidos em promover o sucesso escolar, inclusão social e cidadania efetiva de crianças, jovens, adultos e idosos.
Para o sucesso desse Programa a escola ampliará sua função, criando espaços para a comunidade, fortalecendo o Conselho Escolar em uma gestão democrática participativa, utilizando a infra-estrutura física, os recursos tecnológicos e bibliográficos existentes, mobilizando o pessoal qualificado por meio dos profissionais da educação, de voluntariado e de parcerias.
A articulação e a participação da comunidade serão de fundamental importância para o desenvolvimento de diversas atividades nos finais de semana, feriados e férias escolares, criando uma base objetiva de respeito pedagógico indispensável ao conhecimento, cultura e vida que as pessoas envolvidas têm no seu cotidiano, ponto de partida de qualquer intervenção educativa. Com isso, se garantem o atendimento aos interesses, necessidades concretas e as motivações dos participantes para a formação humana no espaço escolar, porque impulsiona cada participante no avanço do conhecimento, da convivência e do sentido da existência humana para o exercício da cidadania.

Portas Abertas no ‘Gondim Lins’
É um projeto que abre as portas aos finais de semana para a comunidade em geral.
É coordenado pelo professor Waldir Araújo e realiza várias oficinas visando a inclusão social. É um projeto da secretaria da educação.
Oficinas ofertadas: flauta doce, bijuterias, karatê, capoeira, dança, teatro de boneco, iniciação teatral, origami e violão.
Informações: procure o professor: Waldir Araújo ou alunos bolsistas: Manhã 101( Ana Paula), 107(Diego e Tiare). Tarde 203(Ramon), 204(Natasha). Aluno Argonauta:Manhã 206(Breno Wendell), Tarde(Rodrigo Garcia), Noite 103(Francisco José).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola de Portas abertas