PLANO DE AÇÃO BIENAL
CHAPA 2
“AÇÃO PARA EDUCAÇÃO”
UM CONTRATO PEDAGÓGICO ENTRE GESTORES, PROFESSORES, ALUNOS, PAIS E COMUNIDADE.
Candidatos componentes da chapa:
· Osmarina Bastos de Deus – Diretora
· Maria Celeste Gomes Ribeiro – Vice- diretora
· Sonia Maria Rodrigues Sena de Oliveira – Vice-diretora
· Marlene Cavalcante de Freitas – Vice-diretora
APRESENTAÇAO
A eleição para diretor é um marco referencial para que a democracia se efetive de fato na educação, para que a sociedade atinja seu objetivo de transformação social. Nessa perspectiva, a escola em foco vem vivenciando esse processo democrático desde o ano 2000, quando houve a primeira eleição para diretor escolar, na qual a atual diretora foi eleita com a maioria dos votos válidos.
“AÇÃO PARA EDUCAÇÃO”
UM CONTRATO PEDAGÓGICO ENTRE GESTORES, PROFESSORES, ALUNOS, PAIS E COMUNIDADE.
Candidatos componentes da chapa:
· Osmarina Bastos de Deus – Diretora
· Maria Celeste Gomes Ribeiro – Vice- diretora
· Sonia Maria Rodrigues Sena de Oliveira – Vice-diretora
· Marlene Cavalcante de Freitas – Vice-diretora
APRESENTAÇAO
A eleição para diretor é um marco referencial para que a democracia se efetive de fato na educação, para que a sociedade atinja seu objetivo de transformação social. Nessa perspectiva, a escola em foco vem vivenciando esse processo democrático desde o ano 2000, quando houve a primeira eleição para diretor escolar, na qual a atual diretora foi eleita com a maioria dos votos válidos.
JUSTIFICATIVA
A chapa 2 “AÇÃO PARA EDUCAÇÃO”, UM CONTRATO PEDAGÓGICO ENTRE GESTORES, PROFESSORES, ALUNOS E COMUNIDADE tem como ponto de partida a preparação do alunado para o exercício da cidadania. De acordo com o artigo 35 da LDB/1996 que diz:” o Ensino Médio, etapa final da Educação Básica (...) terá como finalidade:
I- A consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudo;
II- A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
III- A compreensão dos fundamentos científicos-tecnólogicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Dessa forma, se propõem neste plano de ação, metas a cumprir com propósitos definidos atendendo às necessidades educacionais, bem como a função social da escola.
OBJETIVOS:
- GERAL:
* Implantar novas ações e assegurar as já existentes, adquirindo possibilidades de exigüidade e incentivando e valorizando a participação coletiva.
- ESPECÍFICOS:
* Rever as ações anteriores com a participação de todos os segmentos da escola;
* Divulgar novas ações;
* Conscientizar a comunidade escolar da importância de sua participação nas ações desenvolvidas na escola;
* Incentivar a integração do aluno para realização e manutenção das atividades propostas;
* Criar grupos de trabalhos para assegurar a qualidade dos projetos;
* Trabalhar os temas transversais de forma interdisciplinar;
* Possibilitar à comunidade escolar o acesso à toda informação das ações através do blog da escola;
* Promover oficinas tecnológicas para professores, alunos e comunidade;
* Lotar professores nos laboratórios de informática nos três turnos.
METAS:
1- Projeto de ação para o laboratório de informática:
*Oficinas pedagógicas utilizando o laboratório como recurso didático para professores e técnicos;
* Utilização do laboratório de informática pelo professor como recurso pedagógico;
*Inclusão do laboratório de informática como recurso didático na prática pedagógica do professor;
* Manutenção do blog da escola como ferramenta tecnológica de troca de informações;
* Estimular o aluno a preservar as máquinas como peça importante para o seu desenvolvimento cultural e científico;
* Elaborar atividades alternativas para formação de GT multiplicadores utilizando os temas transversais;
* Criação do projeto Amigos do Laboratório de Informática.
2- Projeto Portas Abertas:
* Divulgar o Projeto Portas Abertas no Blog da Escola;
* Apoiar a continuidade do Projeto;
* Ampliar mais sua divulgação, tanto interna quanto externamente;
* Incentivar a participação do corpo docente nas oficinas;
* Proporcionar uma contribuição mais efetiva do corpo técnico e administrativo com a coordenação do Projeto;
* Promover atividades culturais para divulgação dos trabalhos realizados, com exposição e venda dos objetos confeccionados nas oficinas;
* Incentivar a proteção do patrimônio público e a diminuição da violência.
3- Implantação do Projeto Horta na Escola:
* Divulgar o Projeto no blog da escola;
*Utilizar a área devoluta da escola;
* Despertar no aluno o interesse pelo aproveitamento do espaço físico, produzindo alimentos saudáveis para uma boa alimentação.
* Preservar o meio ambiente, como forma de sobrevivência do ser humano.
* Buscar parcerias com instituições que investem em Projetos Sociais.
4 - O Projeto Horta na Escola como recurso multidisciplinar:
*Trabalhar a parte histórica, científica e cultural do Projeto;
* Proporcionar a pesquisa e a experimentação, utilizando os recursos didáticos que a escola oferece (biblioteca, laboratórios de informática e multidisciplinar, televisão, vídeo e outros.);
* Trazer profissionais do ramo que possam interagir com a comunidade docente e discente ampliando os conhecimentos na área;
* Promover oficinas, para ensinar como lidar com as hortaliças;
* Formação de GT para incentivar a preservação e a manutenção da horta.
5- Projetos da Biblioteca:
* Promover a divulgação dos Projetos desenvolvidos pela biblioteca no blog da escola;
* Incentivar a participação ativa dos professores e comunidade escolar nos Projetos da Biblioteca;
* Desenvolver no aluno o hábito da leitura, promovendo a continuidade do aprendizado;
* Incentivar o ingresso de alunos no Projeto Amigos da Biblioteca.
6- Formação continuada para professores, funcionários de secretaria, pessoal de apoio e técnico-administrativo:
* Incentivar a participação de professores em formação continuada, sem prejuízo das atividades diárias do aluno.
* Manter os professores informados sobre as formações continuadas.
* Promover sessões de estudos sobre metodologias e processo de avaliação.
* Incentivar a participação nos cursos oferecidos pela Escola de Governo.
7- Segurança escolar:
* Manter um GT em consonância com o Conselho Escolar, grêmio estudantil e USE 15 para acompanhar e viabilizar junto à Secretaria de Educação do Estado do Pará soluções imediatas que possam acabar com o problema de insegurança dentro do espaço escolar.
* Buscar acompanhamento de profissionais na área social, para ajudar a minimizar problemas sociais e a ação violenta dentro da escola.
* Criar ação conjunta com as escolas Oneide Tavares e Paraense e com a comunidade adjacente para combater a violência contra o patrimônio público.
8 – Promover formação continuada para os Organismos Colegiados, para melhorar sua atuação. ( Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Conselho de Classe).
9- Incentivar e apoiar a criação dos órgãos colegiados não existentes na escola.
RECURSOS FINANCEIROS;
Por ser uma escola pública e de Ensino Médio algumas metas só serão possíveis com recursos provindos de projetos e do poder público, como Portas Abertas, Fundo Rotativo e outros.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, de forma que favoreça uma reflexão continua, sobre as novas descobertas e as dificuldades de realização das ações estabelecidas, favorecendo assim as reformulações necessárias das ações.
CONTAMOS COM O SEU VOTO E A SUA PARTICIPAÇÃO NESSE NOSSO PLANO DE AÇÃO!!! JUNTE-SE A NÓS NESSA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E PRINCIPALMENTE PARA TODOS. LEMBRE-SE: CHAPA 2, O VOTO JOVEM, O VOTO CONSCIENTE, O VOTO CERTO!
QUE LUTA E ESSA QUE ESSA CHAPA 2 TA PROPONDO..ESTAO A 10 ANOS NA DIREÇÃO E NADA FIZERAM..E AGORA QUEREM QUE OS ALUNOS VOTEM..QUE CARA DE PAU, QUE COISA FEIA FICAR FAZENDO PROMETENDO O QUE NAO TEM COMPROMISSO DE FAZER..EI CADE A PROPAGANDA DA OUTRA CHAPA OU NAO TEM OUTRA..SO SAO ESSAS CARAS DE PAU QUE ESTAO CONCORRENDO..CASO TENHA OUTRA ALUNOS VALORIZEM SEUS VOTOS
ResponderExcluirPor que o plano de ação da Chapa 1 não está no blog?
ResponderExcluir